Biographies Short Biography Semblanzas

 

Farid Eid

Professor e pesquisador do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Doutor em Economia e Gestão pela Université de Picardie Jules Verne, Amiens, França, 1994.

Pesquisador sobre o setor sucro-alcooleiro desde 1983, com estudos em economia do trabalho, organização do trabalho, estratégias empresarias e regulação do Estado.

Fundador e ex-coordenador geral da Incubadora Regional de Cooperativas Populares da UFSCar. Coordenou a execução de um Convênio com a Prefeitura Municipal de São Carlos para formação de duas cooperativas populares: costureiras e produção de mudas. Na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de São Carlos, coordenou o Núcleo de Extensão UFSCar-Sindicato e o Núcleo Local da UNITRABALHO, em 2000-2001.

Em 1996, integrou o grupo de assessores e pesquisadores convidados pela Confederação das Cooperativas de Reforma Agrária do Brasil (CONCRAB). Docente, membro de Bancas Examinadoras em Qualificação e Defesas de Monografia Final dos Cursos de Especialização em Administração de Cooperativas (CEACOP), desenvolvido pela CONCRAB em parceria com universidades brasileiras, nos anos 2000-2003.

Nos anos 2000-2002 assumiu a coordenação, em nome da Universidade Federal de São Carlos na parceria com o Programa Integrar da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no processo de implantação e acompanhamento do Curso de Extensão em Gestão Pública. Curso esse oferecido para duas turmas de 30 sindicalistas.

Nos anos 2002 e 2003, vem coordenando o Projeto de Pesquisa "DINÂMICA ORGANIZACIONAL E PRODUTIVA EM COOPERATIVAS DE REFORMA AGRÁRIA: diagnóstico, implementação de estratégias para o desenvolvimento e perspectivas", financiado pelo CNPq – Programa Inédito de Agricultura Familiar, em parceria da UFSCar com a CONCRAB. O grupo vem acompanhando cerca de doze cooperativas em diversos estados no Brasil.

No ano de 2002, a convite da Direção Nacional do Programa Integrar, da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, integrou a Equipe Curricular Nacional na área de Economia Solidária.

A partir de 2002, a convite da Diretoria Executiva, inicia as atividades na Coordenação Nacional Colegiada do Programa de Economia Solidária da Rede Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (UNITRABALHO), assumindo a responsabilidade pela Metodologia de Incubação e articulação/formação de equipes universitárias.

Orienta Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado sobre Economia Solidária, com ênfase no cooperativismo popular rural e urbano.

 

Résumé/ Summary/ Resumen

 

N a / N d